G1 PI: Aparelho criado no PI bloqueia moto para piloto que não usa capacete

Um dispositivo promete mudar a realidade que é comum no trânsito: motociclistas que trafegam sem capacete. A ferramenta intitulada como ‘Anjo da Guarda’ impede o funcionamento da moto se o condutor estiver sem o equipamento de segurança e a cinta jugular. A nova ferramenta, que ainda está em fase de testes, foi criada pelo empresário […]

23 de março de 2016

Um dispositivo promete mudar a realidade que é comum no trânsito: motociclistas que trafegam sem capacete. A ferramenta intitulada como ‘Anjo da Guarda’ impede o funcionamento da moto se o condutor estiver sem o equipamento de segurança e a cinta jugular.

A nova ferramenta, que ainda está em fase de testes, foi criada pelo empresário piauiense Agamenon Santa Cruz, depois de ver um familiar sofrer um acidente pela falta de capacete. Para desenvolver o projeto, o criador reuniu uma equipe de engenheiros de diversas áreas até chegar ao protótipo.

O aparelho foi desenvolvido há pouco mais de dois anos e funciona da seguinte forma: se o condutor ligar a moto e não colocar o capacete e a cinta jugular, o veículo dispara um alarme e segundos depois desliga automaticamente. Mesmo que o piloto coloque apenas o capacete, a motocicleta continua com o alerta ligado, sem sair do lugar. Porém, se o motociclista afivelar a cinta, o alarme para e ele pode conduzir o veículo.

Sem dar muito detalhes, o empresário disse apenas que tanto o veículo quanto o capacete recebem um disposito que se comunicam.

Dispositivo impede que motociclistas só saiam com capacete e cinta jugular (Foto: Juliana Gomes/G1)
Dispositivo impede que motociclistas saiam
sem capacete (Foto: Juliana Gomes/G1)

O idealizador do projeto conta que o assessório está patenteado no Brasil e Estados Unidos, mas que precisa de investimentos para aprimorar o produto e fazer com que ele chegue ao comércio.

“Estamos na terceira fase do projeto e para produzir para o comércio precisamos que os investidores comprem a patente. O dispositivo que temos está sendo usado na empresa para estudo e aprimoramento. Estamos fazendo testes para que os passageiros de moto também possam usufruir do produto”, declarou.

Agamenon ainda explica que esse dispositivo também vai evitar roubos. “Além da segrança, podemos evitar roubos. Sem o capacete e sem afivelar a cinta, o bandido não pode sair com a moto”, explicou.

O médico da empresa que desenvolveu o acessóro, Daniel França, revela que o maior índice nacional de acidentes envolvendo moto cujas vítimas sofrem traumatismo craniano é do Piauí e que com a comercialização do produto esse quadro pode mudar.

“Nós percebemos nos hospitais que os motociclistas são negligentes com suas vidas. No estado e no país, o maior índice de acidente de moto com traumatismo craniano é nosso e esses acidente se não forem fatais podem gerar sequelas irreversíveis nos pacientes”, finalizou.

No Hospital de Urgência de Teresina, maior pronto socorro público do estado, cerca de 80% dos pacientes que dão entrada vítimas de acidentes de trânsito são motociclistas.

 

Fonte: G1 Piauí

Deixe uma resposta

Veja também

15 de junho de 2018

Entrega de Diários Escolares Digitais ON&OFF para o município de Viana – MA

              Nesta sexta-feira, dia 15/06/2018, a Infatec Soluções Tecnológicas em parceria com a Prefeitura de Viana – MA e da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia esteve entregando 40 Kits – Diários Escolares Digitais ON & OFF para benefício e utilização das escola do município de Viana.  

31 de maio de 2016

Piauí: Diretores e coordenadores das GREs participam de oficinas do Jovem de Futuro

A Oficina “Protocolo de Metas e Planejamento” da ferramenta de gestão do projeto Jovem de Futuro foi aberto na manhã da segunda-feira (30) com a proposta de planejar, avaliar e fazer um diagnóstico para tentar resolver os problemas e alcançar o objetivo de melhorar o índices de educação da rede pública. A abertura do evento, […]

31 de maio de 2016

Equipes de todo o Brasil iniciam provas do Desafio de Tecnologia

Jovens competidores de todo o Brasil já estão em Porto Velho para a disputa do 1° Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais. Na manhã desta segunda-feira, 30, foram feitos os últimos ajustes nos robôs para o início das provas às 16h. No total, mais de 200 alunos-competidores de 16 institutos federais, instituições de […]

Fale conosco

W3C

Encontre-nos em diversos cantos do país