Projeto Sala de Gestão e Governança visa comunicação entre a Secretaria de Educação Básica e os municípios

  As mudanças na sociedade em decorrência da pandemia de Covid-19 também afetaram diretamente a educação como um todo e a educação básica de forma particular. Por isso, a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), colocou à disposição das prefeituras a Sala de Gestão e Governança da Educação Básica. A SEB […]

9 de abril de 2021

 

As mudanças na sociedade em decorrência da pandemia de Covid-19 também afetaram diretamente a educação como um todo e a educação básica de forma particular. Por isso, a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), colocou à disposição das prefeituras a Sala de Gestão e Governança da Educação Básica.

A SEB em parceria com o Laboratório de Inteligência Pública da Universidade de Brasília (PILab/UnB) criaram, sem custo para os municípios, uma série de encontros on-line, com o objetivo de garantir que os secretários de educação e a comunidade conheçam o Projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica. O primeiro seminário começa nesta segunda-feira (12) e vai até sexta-feira (16), sempre das 9h às 11h, e será transmitido pelo Youtube e outras plataformas do MEC nas redes sociais. Para se cadastrar, basta acessar o site do  www.projetosalasebunb.com.br.

A ideia é que, a partir de um modelo estruturado de gestão e de governança, possa ajudar a comunicar e intervir na realidade, orientando o gestor na ponta e assim, melhorar sua decisão especialmente neste momento de pandemia no país. Os públicos-alvo da campanha são as secretarias municipais, estaduais e distrital de educação; prefeituras municipais; e a sociedade em geral.

Ao todo, são cinco seminários, um em cada região do país e, neste primeiro momento, são esperadas as adesões de até 3 mil municípios. Esse Projeto tem por objetivo a atuação eficiente e moderna, a partir da implementação de modelos de informação, que sejam capazes de criar uma comunicação clara e objetiva ao mesmo tempo em que será capaz de acompanhar e apoiar os gestores e secretários de educação no contexto da pandemia de Covid-19 e após a superação desse desafio seguir contribuindo com o aprimoramento do ensino básico no país. Nesta primeira fase, se inicia um caminho perene de comunicação e apoio entre a SEB e os municípios.

Todo o processo se baseia na transferência da tecnologia de gestão – Relatório de Evidências Auditáveis de Gestão e Governança (REAGBR) – para as secretarias de educação dos municípios, participantes desta etapa.

O processo de implementação do Projeto da Sala de Gestão e Governança da Educação Básica se dará por meio de capacitação a partir da prática já existente nas secretarias municipais. O acompanhamento e as capacitações serão executados pela equipe do Laboratório de Inteligência Pública. Serão ofertados manuais simples para a execução das atividades. A implementação será sempre acompanhada passo a passo pela equipe do Laboratório de Inteligência Pública em cada secretaria participante do Projeto. Todas as atividades acontecerão on-line.

Os manuais serão atualizados sempre que houver evolução das etapas do projeto.

Abaixo, o cronograma dos seminários:

REGIÃO NACIONAL

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

CONVIDADOS

Centro-oeste

12/04/2021 9h às 11

Escolas da educação básica da região Centro-Oeste

Norte

13/04/2021 9h às 11h

Escolas da educação básica da região Norte

Nordeste

14/04/2021 9h às 11h

Escolas da educação básica da região Nordeste

Sudeste

15/04/2021 9h às 11h

Escolas da educação básica da região Sudeste

Sul

16/04/2021 9h às 11h

Escolas da educação básica da região Sul

 

fonte: Ministério da Educação

Deixe uma resposta

Veja também

8 de abril de 2021

Treinamento ressalta excelente aceitação do sistema PEGE em escolas de Codó e Olho D’ das Cunhas

Promover o desenvolvimento do ambiente escolar através da integração de gestores, professores e alunos, esse é o papel do Programa Estatístico e Gestor Escolar (PEGE) da Infatec Soluções Tecnológicas. Para isso a empresa promoveu nos dias 16 e 17 de Março o treinamento de Diretorias de Ensino na cidade de Codó, no Maranhão. A Gestora […]

29 de julho de 2015

Educação: governo federal lança plataforma digital para que sociedade apresente suas ideias

“Dialogar, em um país como o nosso, é fundamental”, disse a presidenta da República, Dilma Rousseff, durante a cerimônia de lançamento do Dialoga Brasil, nesta terça-feira, 28, em Brasília. De utilização simples e dinâmica, a plataforma digital tem o objetivo de recolher ideias da população, possibilitando uma interação direta entre a sociedade civil e o […]

27 de julho de 2015

SUS gasta R$ 6,3 milhões com acidentados no trânsito no Piauí

O Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 6,3 milhões em internações por acidentes de trânsito em 2014 no Piauí, segundo dados do Sistema de Informação Hospitalar. No topo dos atendimentos mais recorrentes estão os relacionados aos acidentes envolvendo motociclistas. Neste mesmo ano, foram 811 acidentes, com 804 feridos e 120 mortos, o que representa […]

Fale conosco

W3C

Encontre-nos em diversos cantos do país