Educação tecnológica: MEC participa de conferência internacional sobre inovação

Debater a relevância do ensino superior e tecnológico no mundo foi o objetivo do Going Global 2015, conferência organizada no último mês de junho, em Londres, pelo British Council, organização que atua na promoção de cooperação cultural internacional. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação foi representada no evento pelo […]

10 de julho de 2015

Debater a relevância do ensino superior e tecnológico no mundo foi o objetivo do Going Global 2015, conferência organizada no último mês de junho, em Londres, pelo British Council, organização que atua na promoção de cooperação cultural internacional. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação foi representada no evento pelo coordenador-geral de planejamento e gestão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Nilton Nélio Cometti, que viajou a convite da organização do evento.

Com a participação de delegações de mais de setenta países, a conferência teve como tema Connecting Cultures, Forging Futures. A discussão foi centrada no impacto da fusão de culturas como força criativa e no papel das instituições de ensino e pesquisa para o desenvolvimento e crescimento de redes de inovação.

O evento também discutiu as especificidades de modelos de educação profissional e tecnológica (EPT) no mundo, considerada em seus vários contextos, sempre na perspectiva da integração com o governo e com o setor produtivo.

“Isso tem sido fundamental na formação de nossos estudantes, pois além de adquirir experiência com a produção, adquirem cultura de desenvolvimento tecnológico e inovação”, observa Cometti.

Segundo o coordenador, o grande mérito da utilização desse modelo é o aumento das chances dos egressos no mercado de trabalho. “Cada vez mais devemos promover o engajamento dos estudantes em iniciação científica, inovação e empreendedorismo, como forma de melhorar a formação profissional e a competitividade industrial do Brasil.”

Portfólio – Ao representante da Setec, foi apresentado um portfólio de programas educacionais do governo britânico, entre eles o Newton Fund, iniciativa para promover redes de educação profissional e tecnológica no mundo. Na ocasião foi discutida a possibilidade de envio de professores brasileiros para capacitação na área de educação profissional e inovação, no modelo semelhante ao Programa Professores para o Futuro.

 

Fonte: Ministério da Educação

Deixe uma resposta

Veja também

9 de abril de 2021

Projeto Sala de Gestão e Governança visa comunicação entre a Secretaria de Educação Básica e os municípios

  As mudanças na sociedade em decorrência da pandemia de Covid-19 também afetaram diretamente a educação como um todo e a educação básica de forma particular. Por isso, a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), colocou à disposição das prefeituras a Sala de Gestão e Governança da Educação Básica. A SEB […]

8 de abril de 2021

Treinamento ressalta excelente aceitação do sistema PEGE em escolas de Codó e Olho D’ das Cunhas

Promover o desenvolvimento do ambiente escolar através da integração de gestores, professores e alunos, esse é o papel do Programa Estatístico e Gestor Escolar (PEGE) da Infatec Soluções Tecnológicas. Para isso a empresa promoveu nos dias 16 e 17 de Março o treinamento de Diretorias de Ensino na cidade de Codó, no Maranhão. A Gestora […]

29 de julho de 2015

Educação: governo federal lança plataforma digital para que sociedade apresente suas ideias

“Dialogar, em um país como o nosso, é fundamental”, disse a presidenta da República, Dilma Rousseff, durante a cerimônia de lançamento do Dialoga Brasil, nesta terça-feira, 28, em Brasília. De utilização simples e dinâmica, a plataforma digital tem o objetivo de recolher ideias da população, possibilitando uma interação direta entre a sociedade civil e o […]

Fale conosco

W3C

Encontre-nos em diversos cantos do país