Professores maranhenses abrem debate sobre formação continuada

Cerca de mil professores e profissionais da educação maranhenses vão se reunir a partir de terça-feira, 30, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para discutir a formação continuada de docentes no âmbito do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem). Até quarta-feira, 2 de julho, eles participam do 3º Seminário Estadual do […]

30 de junho de 2015

Cerca de mil professores e profissionais da educação maranhenses vão se reunir a partir de terça-feira, 30, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para discutir a formação continuada de docentes no âmbito do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem). Até quarta-feira, 2 de julho, eles participam do 3º Seminário Estadual do Pnem, que terá como eixo condutor dos debates o tema Os Sujeitos do Ensino Médio e a Formação Humana Integral.

Durante três dias, serão tratadas as ações do Pnem que têm impacto positivo no “chão da escola” no estado. Os professores farão ampla reflexão acerca de uma formação integral e dos diversos aspectos decorrentes dessa formação. Também vão se debruçar sobre a requalificação das práticas docentes direcionadas à formação dos jovens maranhenses, tendo por norte as diretrizes curriculares.

Entre os temas em debate estão a gestão, o controle e a mobilização social em torno do ensino médio; a gestão da escola pública e os impactos na formação continuada de professores e coordenadores do ensino médio; o processo formativo na escola mediado pelo gestor escolar; a organização do trabalho pedagógico no ensino médio na perspectiva de reescrita do projeto político-pedagógico da escola e a articulação entre conhecimentos das diferentes disciplinas e áreas, a partir da realidade escolar.

Segundo a coordenadora de formação continuada da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Mirna França Araújo, o seminário também vai apresentar os resultados do programa no estado e avaliar seus efeitos. “No Maranhão, a mobilização nos municípios está sendo muito grande e efetivamente estão ocorrendo formações na escola, o que certamente terá um impacto na aprendizagem dos alunos do ensino médio”, diz.

Pacto — O Pnem é uma ação de formação continuada, realizada na escola, que busca promover a discussão e a atualização das práticas pedagógicas de acordo com as diretrizes curriculares nacionais do ensino médio. Seu público-alvo são os professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio público. O processo formativo é realizado fundamentalmente na escola à qual os profissionais da educação estão vinculados, o que facilita a adesão à formação continuada.

No Maranhão, o pacto atinge escolas do ensino médio em todos os 217 municípios e envolve cerca de 14 mil profissionais. Esse universo docente está sendo formado, em última instância, por 746 orientadores de estudo, escolhidos por seus pares em cada escola. Já a formação dos orientadores de estudo é feita por 27 formadores regionais vinculados às 19 unidades regionais de ensino da Secretaria da Educação do Maranhão.

O encontro será realizado no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão.

 

Fonte: Ministério da Educação

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